data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de Santa Maria (Divulgação)
A população do bairro Itararé tem até esta sexta-feira para se desfazer de objetos que não são mais úteis em casa de forma amigável ao meio ambiente. É que a prefeitura de Santa Maria realiza nesta semana o recolhimento de lixo eletrônico, eletrodomésticos e móveis descartados na comunidade. A iniciativa faz parte do programa Descarte Legal, que procura conscientizar a população sobre os problemas causados pela destinação incorreta de lixo sólido. A ação também vai passar por outros bairros nas próximas semanas. O trabalho inclui ainda a limpeza de ruas e focos de resíduos, além da poda de árvores.
Nesta segunda-feira, a prefeitura fez a divulgação da ação com um caminhão de som pelo bairro. A partir desta terça-feira, das 8h30min às 17h, um caminhão deve passar em frente às residências para recolher os materiais (confira abaixo o que pode ser descartado).
Fadisma prorroga prazos para ingresso ao segundo semestre
Conforme informações do executivo, os materiais de linha branca, como geladeira, fogão e máquina de lavar são recolhidos pela empresa Maringá Metais, que é apoiadora. Os demais itens são arrecadados pela prefeitura e pela Sustentare Saneamento, que é contratada para fazer a destinação.
O objetivo da campanha é combater enchentes, poluição, criação de focos de mosquitos e disseminação de doenças. O secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, diz ainda que o programa busca evitar o envio desses materiais para aterros sanitários, o que resulta em gastos extras para os cofres públicos.
Descarte Legal
- O quê - Programa de recolhimento de lixo eletrônico, eletrodomésticos e móveis, limpeza de ruas e avenidas, focos de resíduos e poda de árvores
- Onde - Bairro Itararé
- Quando - Até sexta-feira (21)
- O que descartar - Materiais da linha branca e vidros (geladeira, fogão, máquina de lavar, freezer, entre outros), resíduos inservíveis móveis (sofá, cama, guarda-roupa, mesa, cadeira, entre outros) e componentes eletrônicos (computador, aparelho de som, celular, teclado, entre outros)
(Com informações da Prefeitura de Santa Maria)